Programa Acolher distribui enxovais para mães carentes

Encontro e respeito ao futuro
Ascom

 

Milena Cruz Santos está grávida de nove meses e já sonha com o nascimento de uma menininha morena, cabelos cacheados e que vai se chamar Lara Rayele. Milena é uma das mães atendidas pelo Programa Acolher da Prefeitura de Itabuna, que recebeu na quinta-feira, 1°, um dos 25 enxovais distribuídos gratuitamente a cada mês pelo programa da Secretaria da Assistência Social.  

Milena faz acompanhamento pré-natal no Acolher desde o início da gestação, o que considera muito importante para a boa saúde da filhinha que carrega no ventre. “Aqui temos a ajuda do psicólogo e da nutricionista. Hoje me sinto até mais segura para esse momento. Receber o enxoval me tira um peso das costas, pois, estou desempregada e será uma grande ajuda” afirmou.

Com a mesma felicidade estava Manuela Mangabeira dos Santos, grávida de oito meses. “Estou gostando do acompanhamento do Acolher, me ajuda bastante e tira minhas dúvidas. Receber o enxoval hoje é muito importante pra mim, uma ajuda necessária” explicou. Os enxovais distribuídos são compostos por banheira, cueiros, fraldas descartáveis, fraldas de tecido, toalha, sabonete, cotonetes e todo o material básico para os primeiros dias na maternidade.

“Só atendemos as mães carentes. Todo mês realizamos a entrega dos enxovais para as mães que estão no final da gestação. A novidade agora é que estamos com uma costureira que passou a confeccionar algumas peças especiais para o enxoval” contou a coordenadora do Acolher, Cássia Melo.

Antes da entrega dos enxovais, as futuras mamães assistiram à palestra da fisioterapeuta Poliana Dórea Gonzaga sobre a respiração correta para o trabalho de parto e receberam cartilhas. “No momento do parto as mamães perdem muita energia. Essa orientação ajuda a que poupem energia e diminuam a tensão muscular” esclareceu.

A fisioterapeuta disse ainda que o objetivo do Programa Acolher é humanizar o parto e fazer com que as mamães tenham menos dor e participem melhor desse momento especial.  O programa que foi completamente reformulado sucede aos programas Viva Maria e Ei Mamãe e é desenvolvido pela Prefeitura na Rua das Nações Unidas, próximo à catedral de São José, no centro de Itabuna.